Inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática.
23/03/15 às 15:03 h


Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF), competição em equipes para estudantes do ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio.

A Secretaria de Estado da educação (Seed) apóia e incentiva o evento educacional.

A prova será realizada no dia 10 de abril, na própria escola inscrita.

A inscrição pode ser feita até o dia 8 de abril e a ficha está disponível no site.

A inscrição deverá ser feita unicamente pela escola, que designará um professor como coordenador responsável.

Ele deverá preencher a ficha de inscrição no site.

Ela será gratuita para as escolas públicas e paga para as escolas particulares (R$ 189,00 como ajuda de custo - o valor é único por escola).

Não há limites para a quantidade de classes das escolas interessadas em participar, mas cada classe terá um único time.

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2014 mais de 163 mil alunos de 35 países, sendo 13 mil brasileiros.

A prova é aplicada em 11 diferentes idiomas.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

O diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, explica que a MSF é diferente das outras competições do gênero, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

"A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada por equipes, formadas nas próprias classes, não é individual como as outras", diz.

Na opinião de Brigitte Wenner, supervisora de Matemática do Ministério da Educação da França em Strasbourg/Alsácia e presidente da Association Internationale Mathématiques Sans Frontieres, o formato da prova produz efeitos positivos sobre a qualidade do ensino da Matemática, uma vez que estimula o trabalho em equipe na classe e a resolução de problemas abertos.

"Um problema é aberto se seu enunciado é curto, não induzindo ao método de resolução, e onde muitas estratégias são possíveis para a sua resolução", explica Birgitte.

Com informações da Ascom Seed/SE