Venda de combustíveis está 9% maior em Sergipe.
20/11/14 ŕs 09:09 h


Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, observou que no nono mês do ano, a venda de combustíveis no estado totalizou 84,4 milhões de litros, sendo o segundo maior volume vendido este ano, além de registrar a maior marca de vendas de combustíveis para meses de setembro em 14 anos.

Em termos relativos, houve avanço de 11,3% em relação a setembro de 2013.

No comparativo com o mês imediatamente anterior, verificou-se incremento de 4,8% na comercialização.

Com os dados de setembro, as vendas de combustíveis em Sergipe fecharam com alta de 9,0%, sobre o mesmo período de 2013.

Análise por Combustíveis

As vendas da gasolina totalizaram 34,6 milhões de litros, sendo o maior volume de vendas no ano, registrando também a maior marca de vendas para meses de setembro, de acordo com a série histórica iniciada em 2000.

Em termos relativos, observou-se elevação de 14,2% sobre o mesmo período de 2013, além de alta de 4,4% sobre o último mês de agosto.

O óleo diesel, segundo maior combustível vendido no estado, apresentou crescimento nas vendas de 8,3% em relação a setembro do ano anterior e avanço de 7,9% quando comparado com o oitavo mês desse ano.

As vendas chegaram a 32,6 milhões de litros no mês analisado.

O querosene de aviação, que reflete o transporte de cargas e passageiros pela via aérea no estado, foi o único combustível cujas vendas foram menores.

Foram vendidos 2,6 milhões de litros, marcando baixas de 11,6%, em relação a setembro de 2013, e de 8,2%, sobre o último mês de agosto.

Para o etanol hidratado, as vendas subiram 6,2%, em relação a setembro do ano passado, além de estarem 7,9% maiores que o mês de agosto desse ano.

As vendas do etanol, no mês analisado, atingiram 1,5 milhão de litros.

Fonte: Unicom/FIES