Vacinação: Novos municípios são capacitados.
23/08/14 às 10:10 h


Subiu para 44 o número de municípios capacitados pela Gerência Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Datasus/SE para utilizar o novo Sistema de Informação do Programa de Imunização do MS.

A capacitação do sistema irá permitir que os coordenadores de vacinação e vacinadores possam visualizar, de forma mais rápida e segura, o esquema de vacinação de cada usuário.

O treinamento foi realizado esta semana no laboratório de informática do Ministério da Saúde, na rua Lagarto, em Aracaju.

Participaram dessa última capacitação os seguintes municípios: Frei Paulo, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Santo Amaro.

A gerente Estadual de Imunização da SES, Sândala Teles, informou que a formação das próximas turmas depende da solicitação dos gestores municipais.

"Eles nos solicitam a capacitação", destacou ao acrescentar que essa solicitação depende ainda do município adquirir o computador e instalar na sala de vacina.

De acordo com a gerente, os recursos para a aquisição dos computadores já foram repassados pelo Ministério da Saúde para todas as 75 cidades sergipanas.

O Sistema de Informação do Programa de Imunização é uma base nominal a ser implantada em todas as salas de vacina e que permitirá que o cartão de vacinação de cada usuário esteja no sistema informatizado.

Além dos municípios capacitados esta semana, já passaram pela capacitação: Aquidabã, Areia Branca, Maruim, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora de Lourdes, Ribeirópolis, Cumbe, Muribeca, Poço Redondo, Poço Verde, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Graccho Cardoso,Campo do Brito, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Pedrinhas, Capela, Carmópolis, General Maynard, Pirambu, Rosário do Catete, Siriri, Canhoba, Pacatuba, São Francisco, Lagarto, Riachão do Dantas, Simão Dias e Divina Pastora.

Fonte: SES