Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), reunidos na manhã desta segunda-feira, 16, em frente ao órgão afirmaram que a greve será por tempo indeterminado.
De acordo com o sindicato da categoria, Sindetran, oficialmente não foi recebida a documentação que impede a greve.
De acordo com o assessor de comunicação do Sindetran, Túlyo Márcio, o sindicato representa os trabalhadores do Detran que estão lutando por melhores salários.
Túlyo lembra que mesmo após a notificação, será realizada uma assembléia para que a categoria decida pela permanência ou suspensão da greve.
“Na ação o Detran diz que o sindicato não tem legitimidade, mas temos a adesão dos servidores de seis municípios sergipanos que estão vindo para Aracaju participar da mobilização”, afirma o assessor de comunicação, que se refere aos municípios de Estância, Carmopólis, Itabaiana, Lagarto, Propriá e Nossa Senhora da Glória.
O presidente do sindicato diz que ficou surpreso com a notícia da liminar. “Ficamos surpresos com essa notícia, o sindicato é livre e independente.
O nosso compromisso é com os servidores que recebem R$400.
Um salário que sabemos que pode ser muito maior” lembra Clebson Pinto.
O presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o Dudu, fez duras críticas a liminar expedida, segundo ele a carta sindical pedida na ação foi um instrumento utilizado na década de 30 para tentar enfraquecer os sindicatos.
“A CUT repudia a atitude do tribunal de Justiça que mesmo antes decreta a ilegalidade da greve.
A carta sindical foi um instrumento criado pela ditadura para tirar a liberdade sindical, onde atrelava o movimento sindical ao Estado.
Quem tem que legitimar o sindicato é a sua base”, observa.
De acordo com o assessor de comunicação do Detran, Acival Gomes, o departamento continua atendendo normalmente a população.
O assessor ressaltou que a direção continua de portas abertas para negociar com a categoria.
Informações: Kátia Susanna do Portal Infonet