Fórmula 1 cancela corrida do Bahrein 2011.
21/02/11 às 16:04 h


O Grande Prêmio (GP) do Bahrein de Fórmula 1, evento que abriria a temporada de corridas da categoria, foi cancelado por causa da instabilidade política no país.

A decisão foi anunciada segunda (21) pelo príncipe herdeiro do reino, Salman bin Hamad Al Khalifa.

O GP do Bahrein estava marcado para o dia 13 de março.

“Temos que manter o foco nos temas imediatos de interesse nacional e deixar [o GP] para uma data futura”, disse o príncipe.

“Após os eventos da semana passada, a prioridade da nação é superar a tragédia, curar as divisões e redescobrir o tecido que une o país.

Em meio aos confrontos entre policiais e manifestantes, há registros de seis mortos e vários feridos. Hoje os manifestantes se reuniram, novamente, na Praça Pérola, na capital Manama.

A família real do Bahrein pertence à minoria sunita, enquanto a maioria dos manifestantes (e da população) é xiita e reclama de discriminação.

O Bahrein é um dos vários países árabes que vêm enfrentando manifestações pró-democracia, uma onda que começou com a queda do presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, em janeiro.

Na sequência, protestos populares também forçaram a saída do presidente do Egito, Hosni Mubarak, no último dia 11.

Também são registrados protestos em países como Irã, Iêmen, Líbia e Argélia.

Fonte: Agência Brasil

Foto: reprodução