Os
Correios realizarão atendimento aos aposentados e pensionistas que
ainda não consultaram o INSS para identificar se houve descontos
associativos indevidos em seus benefícios. A partir de 30 de maio, 4.730
agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber
os segurados, oferecendo um atendimento presencial acolhedor e de
confiança.
O anúncio
foi feito em coletiva de imprensa, com a presença do Ministro da
Previdência Social, Wolney Queiroz, do presidente do INSS, Gilberto
Waller Júnior, e da diretora de Governança e Estratégia dos Correios,
Juliana Agatte.
“Esse
atendimento, olho no olho, será feito aos mais vulneráveis, que têm
dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à
agência há muito tempo e querem receber um abraço, um acolhimento, uma
atenção personalizada”, afirmou o ministro Wolney Queiroz. Ele destacou
que a escolha dos Correios se deu porque a empresa “é patrimônio do povo
brasileiro, com presença em todos os municípios e com um papel social
fundamental na prestação de serviços públicos”.
O que levar para o atendimento?
O
presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que, para ser atendido
nas agências, o aposentado ou pensionista deve comparecer pessoalmente,
levando apenas um documento de identificação oficial. “Não é necessário
levar contracheque ou comprovante de inscrição. Basta comprovar que é
ele mesmo”, reforçou.
Nos casos em que o beneficiário esteja impossibilitado, o atendimento
poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação
de procuração devidamente autenticada. Nesses casos, o acesso será
restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica,
independente da base de dados dos benefícios previdenciários,
garantindo total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
-
Consultar sobre existência de desconto
-
Requerer a contestação de descontos não autorizados
-
Reconhecer a autorização de algum desconto
-
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
-
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
-
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Quem deve procurar as agências?
O atendimento presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue
usar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para
a Central 135. Atualmente, 98% dos atendimentos do INSS são realizados
por esses canais remotos. O público-alvo do atendimento presencial são
cerca de dois milhões de segurados que procuram as agências.
Os canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam
sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a central 135.
O presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido
pelo Meu INSS ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há
necessidade de correr para as agências no primeiro dia do atendimento.
“Se você for no dia 30, no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4,
vai ser atendido da mesma forma”, ressaltou Gilberto Waller. “Não há
prazo final para buscar o ressarcimento.”
Correios: estrutura pronta para acolher
As agências dos Correios já contam com estrutura e equipes treinadas,
inclusive com experiência em outras parcerias com o INSS. Cerca de 20
mil atendentes vão passar por uma capacitação específica para garantir
que o atendimento seja feito com qualidade, respeito e acolhimento.
“A nossa missão é estar onde muitos não estão, com a porta sempre
aberta para acolher quem precisa”, afirmou Juliana Agatte, diretora dos
Correios. Segundo ela, essa parceria reforça o compromisso social da
empresa, que está presente em todo o Brasil.
Nas agências que já possuem sistema de gestão de filas, haverá uma
senha exclusiva para quem busca os serviços do INSS. Nas demais, será
disponibilizado um caixa exclusivo para esse atendimento, garantindo
mais conforto e agilidade.
Onde encontrar as agências habilitadas?
A lista completa das agências preparadas para esse atendimento estará
disponível nos sites dos Correios e do INSS, além da Central 135.
E quem mora longe de uma agência?
A Previdência Social e os Correios também estão estudando formas de
levar esse serviço até as localidades mais distantes, por meio de ações
itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!
Fique atento!
O presidente do INSS alertou que ninguém do INSS ou dos Correios está
autorizado hoje a buscar os beneficiários. “Se alguém bater na sua
porta agora é golpe”, disse ele. O beneficiário é quem deve procurar os
canais de atendimento.
Fonte: Ascom INSS