Na manhã
da última sexta-feira, 14, o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM)
apresentou o novo modelo de carteira de identidade, já no padrão nacional, que
também passará a ser emitida em Sergipe. O documento contará com a inclusão de
informações essenciais para a melhoria na segurança e facilidades para a
emissão, podendo ser solicitado, exclusivamente, através do site da Secretaria
de Segurança Pública (SSP) a partir do dia 2 de setembro. Aqueles que tiverem
seus documentos atuais dentro do prazo da validade não serão obrigados a
solicitar o novo modelo de identificação.
Presente na
coletiva de imprensa que aconteceu virtualmente, o coordenador geral de
perícia, Nestor Barros, ressaltou as vantagens que o documento traz para a
população. “Haverá diminuição de custo, evitando o translado do interior para
capital, já que o cidadão vai poder retirar a identidade num posto mais próximo
de sua residência”, disse. Ele destacou ainda que a novidade agiliza o processo
de atendimento, sendo preciso comparecer ao Instituto de Identificação somente
para a coleta da biometria.
Estiveram
presentes o diretor do IICM, Jenilson Gomes, e o coordenador geral de perícia, O
novo documento de identidade apresenta mais itens de segurança para o estado e
apresenta novas informações do cidadão, assim como inclusão da numeração de
outros documentos, de indicativos para pessoas com deficiência e de outras
observações, que deixam o novo documento de identificação mais completo em
relação ao anterior. Embora seja uma alteração nacional, a troca não é
obrigatória para aqueles que possuem documentos atuais nos devidos prazos de
validade.
Com o
lançamento da nova cédula de identificação, o atendimento inicial para a
emissão do documento passa a ser feito pelo site da SSP. Na primeira etapa, o
cidadão preenche um formulário, exclusivamente pelo portal da Secretaria da
Segurança Pública (SSP), por onde será feito o envio dos documentos e da foto
que será utilizada no RG.
Já na
segunda etapa, o cadastro é analisado e o cidadão recebe a informação do dia e
do horário para o atendimento presencial. Na terceira etapa, o cidadão
comparece ao posto do IICM, apenas, para realizar a coleta da biometria,
conforme o protocolo que será enviado por e-mail. Na quarta etapa, o Instituto
de Identificação realiza uma pesquisa mult-ibiométrica, produz a carteira de
identidade e envia para o posto de atendimento escolhido pelo cidadão.
Ainda de
acordo com o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM), o prazo de
entrega será de cinco a 30 dias após a coleta da biometria.
Fonte: Do Portal
Infonet/Juliana Melo e Raquel Almeida
Com informações da
SSP/SE