Desde
segunda-feira (8), as mais de seis mil agências da empresa, presente em todos
os municípios do país, estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem
precisa do benefício. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos.
A população
sem acesso aos meios digitais terá o cadastro feito gratuitamente por
funcionários dos Correios. Os demais interessados que possuem condições de
acesso à internet devem fazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa
Econômica Federal ou da Dataprev.
Documentação
Para pedir o
cadastramento numa agência dos Correios, o interessado deve apresentar os
seguintes documentos: identificação oficial com foto, em que conste também o
nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos
membros da família que dependem da renda do titular e dados bancários ou
documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para
solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.
Para os que
não são bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o
cadastro seja aprovado. Para abertura de conta deverá ser apresentado um
documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um
protocolo de cadastro ao final do atendimento.
Quem
realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em
qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a
conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do
atendimento de cadastro e o CPF.
Vale
ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do benefício e que o
acompanhamento da liberação também pode ser feito nos canais disponibilizados
pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa, ou pelo telefone 121.
Na página
dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as
unidades abertas ao público. A maioria dos pontos de atendimento funciona de
segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Medidas preventivas
Em atenção à
saúde de seus profissionais e do público, os Correios adotaram medidas de
proteção para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Além do
trabalho remoto por empregados classificados como grupo de risco, há controle
do fluxo de atendimento e organização dos clientes para manter a distância
recomendada.
Existem
ainda reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além
de métodos para evitar o contato físico,
como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos. Com
o intuito de evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para a
solicitação do cadastro do Auxílio Emergencial nas agências, conforme o mês de
nascimento do cidadão:
Segunda-feira:
nascidos em janeiro e fevereiro;
Terça-feira:
nascidos em março e abril;
Quarta-feira:
nascidos em maio e junho;
Quinta-feira:
nascidos em julho, agosto e setembro;
Sexta-feira:
nascidos em outubro, novembro e dezembro.
Fonte: Correios