Os Correios iniciaram nesta semana a convocação de 3.302 candidatos aprovados no concurso público realizado no ano passado que estavam em cadastro de reserva.
A maioria das vagas (73%) é destinada para a área operacional, nos cargos de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo.
Todos os estados foram contemplados (veja na tabela abaixo).
As novas vagas,autorizadas pelo Ministério do Planejamento no final de junho integram o quantitativo total de 9.904.
As outras convocações ocorrerão a partir de janeiro e abril de 2013, de acordo com os Correios.
Antes da contratação, os novos empregados passarão por exames médicos e, em seguida, por treinamento que varia conforme o cargo.
A expectativa da empresa é de que os profissionais já estejam em seus locais de trabalho até a segunda quinzena de agosto.
Das 3.302 vagas, 2.004 são de carteiros, 429 de operadores de triagem e transbordo, 699 de atendentes comerciais e 170 de administradores (nível superior).
A empresa pública informou que possui sistemas de dimensionamento da força de trabalho que indicam a necessidade de pessoal para cada uma de suas unidades.
Por isso, o número de vagas disponibilizadas visam atender às demandas levantadas por esses sistemas, seja para a reposição dos quadros face às vacâncias que ocorreram no período, seja para ampliação do quadro pelo crescimento da necessidade de pessoal.
A ECT esclarece que não há terceirização ilegal na empresa, que diz cumprir a legislação vigente (Lei 6.019/74) que respalda a contratação de mão de obra terceirizada para "atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços", sempre em caráter provisório.
O concurso, cuja prova foi realizada em 15 de maio de 2011, ofereceu o total de 9.190 vagas, em 39 cargos, sendo 34 de nível superior e 5 de nível médio. Foram mais de 1 milhão de inscritos.
De acordo com os Correios,o número de contratações do concurso superaram o número de vagas.
Foram oferecidas 8.346 vagas de agente dos Correios - 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo -, e 829 vagas de nível superior (analistas) e 15 de nível médio técnico (auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho).
Veja as contratações em cadastro de reserva por estados:
|
Diretoria Regional
|
Número de convocados
|
|
DR/AC
|
23
|
|
DR/AL
|
35
|
|
DR/AM
|
23
|
|
DR/AP
|
25
|
|
DR/BA
|
183
|
|
DR/Brasília
|
67
|
|
DR/CE
|
100
|
|
DR/ES
|
92
|
|
DR/GO
|
111
|
|
DR/MA
|
128
|
|
DR/MG
|
414
|
|
DR/MS
|
56
|
|
DR/MT
|
77
|
|
DR/PA
|
69
|
|
DR/PB
|
59
|
|
DR/PE
|
106
|
|
DR/PI
|
56
|
|
DR/PR
|
232
|
|
DR/RJ
|
205
|
|
DR/RN
|
39
|
|
DR/RO
|
7
|
|
DR/RR
|
13
|
|
DR/RS
|
351
|
|
DR/SC
|
22
|
|
DR/SE
|
38
|
|
DR/SP - São Paulo, região metropolitana, Baixada Santista, litoral Sul, Vale do Ribeira e região do Alto Tietê
|
301
|
|
DR/SP - demais regiões do Estado de São Paulo
|
377
|
|
DR/TO
|
74
|
|
Administração Central
|
19
|
Fonte: G1