Anvisa determina apreensão e inutilização do medicamento Desobesi-M.
14/05/12 às 14:02 h


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a apreensão e inutilização, em todo o país, dos lotes do medicamento Desobesi-M.

O registro do produto já havia sido cancelado pela Anvisa em dezembro de 2011.

Entretanto, foram identificadas amostras falsificadas de alguns lotes o que levou a agência a publicar uma resolução determinando a inutilização de todos os produtos encontrados.

A medida vale a partir de hoje (14).

A detentora do registro era a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A.

O produto era indicado no tratamento da obesidade e é contra-indicado a pacientes com distúrbios cardiovasculares,  incluindo hipertensão, e a pacientes com hipertireoidismo e glaucoma.

De acordo com a bula, o medicamento  afeta o sistema nervoso central, podendo causar “vertigem, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dor de cabeça”.

O cancelamento do registro foi baseado em outras medidas, já adotadas pela Anvisa, em relação a medicamentos que causam dependência psíquica, compostos pelas substâncias anfepramona, femproporex e mazindol. 

Fonte: Agência Brasil